Astronaut in space

A Playful Learning Approach for Improving Astronomy Literacy of Kids

Scroll to content

About Space Guardians

Background

“Astronomy literacy” implies not only knowledge and understanding of the Earth and its interaction with other celestial objects, but also an understanding of the scientific processes used to produce those concepts. Therefore, Astronomy, as part of the science education, can no longer be viewed as only an elite training for future scientists or engineers, but also as an essential knowledge of and about science able to prepare people to be actively engaged and become responsible, creative and innovative citizens and able to work collaboratively.

Astronomy has a strong motivational nature that promotes science literacy and may encourage students to pursue future careers in STEM.  However, with few exceptions in Europe, Astronomy education is mainly rooted into secondary school curricula, less into primary school, while children at pre-school have usually little or no contact with Astronomy.

Aims & benefits

Promoção da aquisição de aptidões e competências

A Literacia em Astronomia engloba um vasto conjunto de conceitos e competências. Implica não só o conhecimento e compreensão da Terra e da sua interação com outros objetos celestes, mas também uma compreensão dos processos científicos utilizados para produzir esses conceitos. Este conhecimento, de e sobre a ciência, é essencial para preparar as pessoas para serem cidadãos ativamente envolvidos e responsáveis, criativos e inovadores, capazes de trabalhar em colaboração e plenamente conscientes e familiarizados com os complexos desafios que a sociedade enfrenta.

Assim, a Literacia em Astronomia contribui para capacitar as pessoas e prepará-las para exercer plenamente a sua cidadania europeia, bem como para preparar melhor os jovens para a economia baseada no conhecimento.

Aumento do interesse e do sucesso em CTEM

Space Guardians é uma parceria entre empresas, uma escola, e uma instituição de investigação, contribuindo assim para um diálogo eficaz entre atores-chave, capaz de resultar no desenvolvimento e teste de uma ferramenta de aprendizagem e de uma pedagogia inovadora para a educação das crianças no campo da Astronomia. Os parceiros pretendem demonstrar os benefícios de uma relação mais estreita entre os diferentes atores da sociedade em torno da educação para a Astronomia e da educação em CTEM.

Práticas abertas e inovadoras na era digital

O Space Guardians utiliza uma abordagem inovadora junto das crianças, baseada em TIC, para a aprendizagem de conceitos e competências relacionadas com a Astronomia. Esta inclui um livros digitais interativos e um jogo de tabuleiro com conteúdos digitais incorporados.

Pretende-se trazer para a sala de aula uma nova abordagem pedagógica baseada numa componente lúdica e nas TIC, que difere das abordagens comuns e generalizadas, orientadas pelo professor, e que beneficia desta nova era digital.

Reforço do recrutamento, seleção e formação de Educadores

O Space Guardians também têm como alvo os educadores, desenvolvendo e habilitando-os para soluções de aprendizagem proposta pelo projeto. No âmbito das atividades de piloto, um grupo de educadores irá ter a oportunidade de desenvolver a sua Literacia em Astronomia, bem como melhorar competências em TIC. 

Os projetos Space Guardians

A fim de alcançar os seus objetivos, os parceiros Space Guardians promoveram dois projetos diferentes com o apoio do Programa Erasmus+.

Space Guardians 

O primeiro projeto teve início em 2017 e foi concluído em 2020. O objetivo do projeto foi o de melhorar a Literacia em Astronomia das crianças do ensino pré-escolar. O principal resultado foi a criação de dois livros digitais interativos que estão a ser utilizados por centenas de crianças em toda a Europa. Além disso, o projeto desenvolveu uma pedagogia inovadora para melhorar a Literacia em Astronomia das crianças e para aumentar o seu interesse pelas disciplinas de CTEM (ciência, tecnologia, engenharia, e matemática). 

Os livros digitais interativos contam com uma história envolvente e dinâmica potenciada por elementos interativos, tais como mini-jogos, puzzles, questionários, entre outros.

Juntamente com os livros, foi desenvolvido um Guia do Facilitador para professores e pais, para os ajudar a aproveitar ao máximo as oportunidades de aprendizagem proporcionadas pela história e para facilitar a familiarização das crianças com os conceitos relevantes.

Projeto n.º: 2017-1-UK01-KA201-036634

Space Guardians 2

Na sequência do sucesso do Space Guardians, foi promovido um novo projeto, Space Guardians 2, com o objetivo de desenvolver uma abordagem de aprendizagem lúdica para a Educação em Astronomia, desta vez ao nível da escola primária. O projeto teve início em 2020 e terá a duração de 3 anos durante os quais serão produzidos vários resultados:

  • um referencial de aprendizagem para a Educação em Astronomia a no ensino primário, que as escolas e os educadores podem utilizar para abordar tópicos de Astronomia
  • um jogo sobre Astronomia,  com elementos digitais e um kit de construção sobre a temática espacial, para criar uma experiência de aprendizagem memorável e significante
  • workshops de Astronomia para professores, formadores, pais e crianças, capazes de gerar impacto e encorajar novas iniciativas em Educação em Astronomia


Projeto n°: 2020-1-UK01-KA201-078865