Contexto
A ""Literacia em astronomia"" implica não só o conhecimento e a compreensão da Terra e da sua interacção com outros objectos celestes, mas também uma compreensão dos processos científicos utilizados para produzir esses conceitos. Portanto, a Astronomia, como parte da educação científica, já não pode ser vista apenas como uma formação de elite para futuros cientistas ou engenheiros, mas também como um conhecimento essencial da e sobre a ciência capaz de preparar as pessoas para se envolverem ativamente e se tornarem cidadãos responsáveis, criativos e inovadores e capazes de trabalhar colaborativamente.
A astronomia tem uma forte natureza motivacional que promove a literacia científica e pode encorajar os estudantes a prosseguirem carreiras futuras na CTEM. Contudo, com poucas excepções na Europa, a educação em Astronomia está principalmente enraizada nos currículos do ensino secundário, menos na escola primária, enquanto as crianças na pré-escola têm geralmente pouco ou nenhum contacto com a Astronomia.
Objectivos & Benefícios
Promoção da aquisição de aptidões e competências
A Literacia em Astronomia engloba um vasto conjunto de conceitos e competências. Implica não só o conhecimento e compreensão da Terra e da sua interação com outros objetos celestes, mas também uma compreensão dos processos científicos utilizados para produzir esses conceitos. Este conhecimento, de e sobre a ciência, é essencial para preparar as pessoas para serem cidadãos ativamente envolvidos e responsáveis, criativos e inovadores, capazes de trabalhar em colaboração e plenamente conscientes e familiarizados com os complexos desafios que a sociedade enfrenta.
Assim, a Literacia em Astronomia contribui para capacitar as pessoas e prepará-las para exercer plenamente a sua cidadania europeia, bem como para preparar melhor os jovens para a economia baseada no conhecimento.
Aumento do interesse e do sucesso em CTEM
Space Guardians é uma parceria entre empresas, uma escola, e uma instituição de investigação, contribuindo assim para um diálogo eficaz entre atores-chave, capaz de resultar no desenvolvimento e teste de uma ferramenta de aprendizagem e de uma pedagogia inovadora para a educação das crianças no campo da Astronomia. Os parceiros pretendem demonstrar os benefícios de uma relação mais estreita entre os diferentes atores da sociedade em torno da educação para a Astronomia e da educação em CTEM.
Práticas abertas e inovadoras na era digital
O Space Guardians utiliza uma abordagem inovadora junto das crianças, baseada em TIC, para a aprendizagem de conceitos e competências relacionadas com a Astronomia. Esta inclui um livros digitais interativos e um jogo de tabuleiro com conteúdos digitais incorporados.
Pretende-se trazer para a sala de aula uma nova abordagem pedagógica baseada numa componente lúdica e nas TIC, que difere das abordagens comuns e generalizadas, orientadas pelo professor, e que beneficia desta nova era digital.
Reforço do recrutamento, seleção e formação de Educadores
O Space Guardians também têm como alvo os educadores, desenvolvendo e habilitando-os para soluções de aprendizagem proposta pelo projeto. No âmbito das atividades de piloto, um grupo de educadores irá ter a oportunidade de desenvolver a sua Literacia em Astronomia, bem como melhorar competências em TIC.
Os projetos Space Guardians
A fim de alcançar os seus objetivos, os parceiros Space Guardians promoveram dois projetos diferentes com o apoio do Programa Erasmus+.
Space Guardians
O primeiro projeto teve início em 2017 e foi concluído em 2020. O objetivo do projeto foi o de melhorar a Literacia em Astronomia das crianças do ensino pré-escolar. O principal resultado foi a criação de dois livros digitais interativos que estão a ser utilizados por centenas de crianças em toda a Europa. Além disso, o projeto desenvolveu uma pedagogia inovadora para melhorar a Literacia em Astronomia das crianças e para aumentar o seu interesse pelas disciplinas de CTEM (ciência, tecnologia, engenharia, e matemática).
Os livros digitais interativos contam com uma história envolvente e dinâmica potenciada por elementos interativos, tais como mini-jogos, puzzles, questionários, entre outros.
Juntamente com os livros, foi desenvolvido um Guia do Facilitador para professores e pais, para os ajudar a aproveitar ao máximo as oportunidades de aprendizagem proporcionadas pela história e para facilitar a familiarização das crianças com os conceitos relevantes.
Projeto n.º: 2017-1-UK01-KA201-036634
Space Guardians 2
Na sequência do sucesso do Space Guardians, foi promovido um novo projeto, Space Guardians 2, com o objetivo de desenvolver uma abordagem de aprendizagem lúdica para a Educação em Astronomia, desta vez ao nível da escola primária. O projeto teve início em 2020 e terá a duração de 3 anos durante os quais serão produzidos vários resultados:
- um referencial de aprendizagem para a Educação em Astronomia a no ensino primário, que as escolas e os educadores podem utilizar para abordar tópicos de Astronomia
- um jogo sobre Astronomia, com elementos digitais e um kit de construção sobre a temática espacial, para criar uma experiência de aprendizagem memorável e significante
- workshops de Astronomia para professores, formadores, pais e crianças, capazes de gerar impacto e encorajar novas iniciativas em Educação em Astronomia
Projeto n°: 2020-1-UK01-KA201-078865